quarta-feira, 10 de março de 2010

Ciência e Tecnologia: Alicerces do Desenvolvimento Sustentável

A Importância da Ciência e da Tecnologia para a Sustentabilidade Ambiental no Brasil.

O s desastres naturais ocorridos nos primeiros anos do presente século indicaram ao homem tecnológico o ambiente de mudanças que o planeta está sofrendo. Cada vez mais, se entende que a tecnologia, ciência, espírito empreendedor, indústria e inovação são instrumentos que devem ser empregados para manter o meio ambiente equilibrado.

A partir da Revolução Industrial, o homem desenvolveu metodologias racionais e processos cientificamente organizados para atender as suas necessidades e promover o crescimento das nações. Com a conscientização da importância das questões ambientais para a sustentabilidade ambiental do planeta; as metodologias desenvolvidas no passado estão sendo utilizadas no presente para a prevenção e controle da degradação ambiental.

Inovação significa ação ou atividade precursora, oriunda da competência interna das empresas, desenvolvida para introduzir um novo produto no mercado; aumentar a eficiência da produção; e para prevenir e controlar a poluição industrial. A inovação e o conhecimento são os pontos fundamentais para o crescimento sustentável das nações. O desenvolvimento de ações dessa natureza depende das políticas públicas e do apoio aos institutos de pesquisa, as universidades e centros de aprendizagem industrial, onde está concentrada a grande maioria dos grupos de pesquisadores do país.

O apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisas, produtos inovadores e a criação de patentes, depende também das politicas de integração dos grupos de pesquisa com o setor produtivo. Um exemplo do sucesso desse tipo de parceria é o caso da UFRJ com o Centro de Pesquisa da PETROBRAS, que viabilizou a exploração de petróleo em águas profundas. Outros casos de sucesso são os produtos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e o Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPEL) da ELETROBRÁS.

Entre todas as tecnologias inovadoras já desenvolvidas no país, relacionadas ao meio ambiente, a mais importante é do álcool combustível. O domínio dessa tecnologia tornou o país autossuficiente em combustível veicular, tendo contribuído na melhoria do ar das cidades. Apesar das dificuldades iniciais, criamos um combustível que pode ser plantado, significando que descobrimos uma fonte de energia inesgotável.

Considerando que o país possui o maior capital natural do planeta, nas próximas décadas, deverão ser desenvolvidas pesquisas aplicadas, visando às chamadas atividades portadoras de futuro, como, por exemplo, a biotecnologia e as energias renováveis. PE

Georges Kaskantzis Neto
Doutorado e Mestrado na área de Engenharia Química pela UNICAMP. Engenheiro Químico pela UFPR. Coordenador Gestão Ambiental pela Deutsche Gesellshaft für Qualität na Alemanha. Coordenador Especialização Gerenciamento Ambiental na Indústria, Gestão e Engenharia Ambiental. Presidente Comitê de Pesquisa UFPR. Coordenador Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Consultor do INEP - MEC, Secretaria de Educação do Paraná, Fundação Araucária, FAPESC, FAPEMIG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Betim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Paraná. Professor Associado da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário